Enka


Enka (em japonês: 演歌) é um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Porém foi criada entre a Era Meiji e Era Taisho, como uma forma de música de protesto.
O termo enka (演 = "actuar" / 歌= "canção") se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político -discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes- porém sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.

Definição: O gênero musical conhecido como enka, apareceu como o conhecemos no início do século XX, na era considerada por muitos o auge da música japonesa contemporânea (visto que suas raízes provavelmente podem ser remontadas atrás da Coréia e outras partes asiáticos, onde gêneros similares todavía existem até os dias de hoje por conta própria).
Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um sabor claramente japonês. O enka se originou na Era Meiji japonesa durante o início do século XIX como uma forma de ativismo político. Em 1874, o primeiro partido político do Japão foi formado, mas para os líderes deste partido não era permitido falar em público, então eles começaram a escrever canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens.
O enka já não é mais usado como instrumento para o ativismo político, mas esta etapa se crê que foi o começo da sua forma lírica. Os caracteres que formam a palavra "enka" (演歌) literalmente significam "canção interpretada". O estilo lírico do gênero crê-se que desarrola desde o Waka, uma forma tradicional de poesía japonesa e canção tradicional. O enka tem os mesmos rasgos poéticos que este outro género.
No Japão, o enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. O enka pode ser denominado como música popular japonesa, que pode estar presente em músicas de séries de TV, de filmes, de novelas japonesas, etc.
Até a década de 1990, tinha grande participação no programa anual de final de ano, Kouhaku Utagassen, em que os times branco (masculino) e vermelho (feminino) disputam para saber qual será o time vencedor do ano.
Suas letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê(aguardente de arroz), lembranças, separação,etc...Para cantar músicas do gênero enka, as mulhe-res geralmente vestem o kimono, roupa tradicional
japonesa feminina, ou às vezes, vestido de noite. Os homens, usam ternos ou ohakama, roupa tradicional japonesa masculina.
O gênero New Enka é originária do estilo Enka. Refere-se como uma música moderna, de ritmo alegre. É a mistura entre o estilo romântico ao declamado. Mudo enka é o gênero musical romântico, no qual o ritmo é lento e a letra da música geralmente refere-se a sentimentos amorosos.
A respiração diafragmática, utilizada durante o sono e a contração abdominal é referida com de grande importância no canto japonês. Segundo cantores nativos este padrão respiratório influencia na tonalidade da voz e no vibrato, facilitando a expressão vocal e interpretação da música.
Dentre as características ornamentais do canto japonês, o “Kobushi” é referido como sendo um vibrato
lento, um acessório da voz, um ornamento muito encontrado na música japonesa. Corresponde a criatividade do cantor fora da partitura. É uma das técnicas mais importantes para cantar a música japonesa.
Antigamente os compositores não colocavam nas partituras ornamentos individuais para os cantores, mas atualmente, na composição da música, o “Kobushi” é marcado na partitura. Outros autores consideram o “Kobushi” como uma flutuação da voz, inconfundível.
O vibrato é modulação de freqüência, variação rítmica repetida da freqüência fundamental. É mais utilizado na música japonesa clássica.
A interpretação da letra da música, a transmissão de sentimentos, muito valorizado no canto japonês, é resultante da abertura da boca adequada ao pronunciar cada vogal e em transmitir o sentimento a cada palavra cantada. É necessário interpretar bem para ser apreciado.
O falsete expressa a fragilidade feminina, triste-za, fraqueza. Algumas cantoras japonesas profissionais utilizam o falsete.
Alguns autores referem que a música japonesa caracteriza-se pelos sons fortes guturais e retidos.
Para os europeus, a voz cantada nas músicas japonesas soa muito comprimida e dura.

Instrumentos: Os instrumentos mais comuns usados dentro do enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, visto de instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e tambores de taiko são usados mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chave para proporcionar um toque típico
O enka se divide em dois grandes sub-grupos: Yonanuki maior e o Yonanuki menor. O Yonanuki maior são as canções destinadas para os homens, com canções geralmente calidaz e tranquilizantes. O Yonanuki menor na diferentemente tende a ser mais emocional, dirigindo-se de maneira recorrente ao desespero, e é usado mais em canções para mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário